Turismo
Tour gratuito percorrerá principais pontos de Cuiabá (MT)
Copa do Mundo
Turistas que visitarem Cuiabá (MT) no período da Copa do Mundo poderão realizar um tour gratuito por algumas das principais regiões da cidade e ainda vivenciar uma verdadeira incursão na cultura cuiabana, desfrutando de apresentações musicais, exposições, danças, arte indígena, espetáculos circenses e oficinas. A iniciativa, batizada de Circuito Cultural Pontos do Mato, começa a partir desta terça-feira (10) e segue até 29 de junho.
O trajeto elaborado prevê saída às 14h da Arena Pantanal, diariamente. Um ônibus levará os turistas ao Museu de Arte Sacra, Museu do Morro da Caixa D'Água Velha, Museu da Pré-História e Escola de Circo Leite de Pedras. As atividades previstas acontecerão durante as visitas aos espaços.
Ao final do passeio, o ônibus deixará os visitantes na Arena Cultural, situada no Sesi Papa, onde, de 12 a 27 de junho, haverá uma extensa programação de shows, feira gastronômica, exposições e manifestações culturais regionais. A entrada na Arena Cultural também será gratuita durante todos os dias de funcionamento. O Circuito foi pensado especialmente para a Copa do Mundo, sendo selecionado no edital Concurso Cultura 2014.
Para o coordenador do projeto, Eduardo Espíndola, a iniciativa visa chamar a atenção dos visitantes para os espaços culturais e “fazedores” de cultura de Cuiabá, o que, segundo ele, “propicia um maior conhecimento sobre a cidade e sobre o que acontece nela”.
O Circuito também convidou dois pontos de cultura que trabalham com a inclusão para participar do projeto. Aos sábados, ocorrerão visitas ao Instituto dos Cegos de Mato Grosso, onde também funciona o ponto "Cultura para Ver", que promove ações afirmativas voltadas aos deficientes visuais. Outro parceiro no projeto é o Instituto Mão Amiga, um ponto de cultura que oferece a crianças e adolescentes do bairro Tijucal cursos como música, teatro, informática e serigrafia. Cinco jovens do programa foram treinados para trabalhar como monitores para o Circuito.
Orquestra
Os visitantes também terão a oportunidade de apreciar, nos dias 14 e 15 de junho, no Cine Teatro Cuiabá, apresentações da Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) – que a cada ano vem ganhando mais notoriedade nos cenários nacional e internacional. Tendo à frente como diretor artístico e maestro regente Leandro Carvalho, apontado pelo Anuário Viva Música 2008 (considerada a mais importante publicação brasileira de música clássica) como um dos dez artistas de maior importância na última década na música de orquestra no Brasil, a OEMT terá o rasqueado como fonte de inspiração na primeira parte dos concertos programados para o próximo final de semana. O rasqueado é um estilo musical tipicamente cuiabano, que tem no som da viola de cocho uma de suas expressões mais marcantes.
Já na segunda parte dos concertos, a OEMT irá homenagear o centenário de Andrzej Panufnik, tido como um dos mais importantes e originais compositores da segunda metade do século XX.
A OEMT terá ainda como convidado especial o maestro Márcio Landi, regente titular e diretor artístico da Orquestra de Sopros da Universidade Estadual do Ceará. Ele será o responsável em harmonizar o misto de sensações que transitam entre o tradicional rasqueado mato-grossense e o grande refinamento da beleza “clássica” da obra de Panufnik.
No sábado, a apresentação está marcada para as 20h, e no domingo, para às 19h. O valor da entrada para ambos os dias é R$ 10 (inteira) ou R$ 5 (meia).
Estrangeiros
Cuiabá é, proporcionalmente, a segunda sede mais procurada pelos estrangeiros entre as 12 cidades que receberão partidas Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A capital mato-grossense só fica atrás de Natal em número de ingressos vendidos para turistas de fora do País.
A capital mato-grossense vai receber turistas de países vizinhos e também do outro lado do mundo, que virão prestigiar suas seleções. O primeiro duelo na Arena Pantanal será em 13 de junho, entre Chile x Austrália, partida válida pelo Grupo B. O confronto seguinte será pela chave H, no dia 17 de junho (terça-feira), entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H. O terceiro confronto na Arena Pantanal reunirá a Nigéria e a estreante Bósnia-Herzegovina, no dia 21 de junho (sábado), pelo Grupo F. Por fim, Cuiabá se despede com o jogo da Colômbia, cabeça de chave do Grupo C, contra o Japão, em 24 de junho (terça-feira).
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















