Turismo
Rio de Janeiro será sede de três novos eventos internacionais
Turismo de eventos
O Rio de Janeiro vai sediar, em 2020, o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA). A vitória da cidade, apoiada pelo programa de apoio à Captação e Promoção de Eventos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), foi anunciada nesse domingo (10) durante a Assembleia Geral da entidade, em Durbain, na África do Sul.
O evento, que ocorre a cada três anos, espera reunir 15 mil arquitetos e urbanistas de todo o mundo para discutir o futuro das cidades baseado no tema "Todos os Mundos”. Em 2017, o Congresso será realizado em Seul, na Coréia. As cidades de Melbourne, na Austrália, e Paris, na França, eram as adversárias na disputa.
Recentemente, o Rio de Janeiro também foi anunciado como sede de dois outros importantes eventos: o Figo Worl Congresso of Gynecology and Obstetrics, que ocorrerá em 2018, e o Internation Biophysics Congress, em 2020. “Ao apoiar a captação desses eventos, enfrentamos a questão da sazonalidade, o que garante uma ocupação mais continuada a hotéis e atividades aos agentes do turismo na cidade e região”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto.
Segundo ele, as novas definições auxiliam a consolidar o Brasil como um grande receptor de eventos do mundo. “Conforme os dados divulgados hoje pela ICCA (Internacional Congress and Convention Association), em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%”, finalizou.
Ainda de acordo com a ICCA, entre 2003 e 2013, o total de eventos no Brasil passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54. “O ranking mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos”, comentou Vicente.
O Rio de Janeiro também sediará, em 2016, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, e vale destacar os outros eventos realizados nos últimos anos na cidade: Jogos Panamericanos, em 2007; Jogos Militares Mundiais, em 2011; Conferência Rio+20, em 2012; Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, em 2013; e Copa do Mundo FIFA, em 2014.
Edital de Captação de Eventos
A Embratur lançou, no dia 16 de julho, o edital para o programa de Apoio à Captação ou Promoção de Eventos Internacionais. Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos podem participar com projetos de ações específicas para tornar o País sede de encontros que atraiam o turista de negócios.
O cadastramento e envio de propostas começou no dia 31 de julho e segue até o dia 29 de agosto. Os projetos serão julgados por Comitê Técnico previamente nomeado pelo Instituto, com base nos seguintes critérios: quantidade de participantes, rotação do evento, número de edições anteriores, número de turistas estrangeiros e capacidade técnica. Os critérios foram estabelecidos em Portaria da Embratur nº 57, no último dia 8 de julho.
Mais informações sobre prazos, orientações, requisitos, entre outros, acesse este link.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















