Turismo
Roteiro revela história da cidade de Goiânia (GO)
Centro-Oeste
Passeio segue entre as construções históricas em bairros tradicionais
Para os olhos menos urgentes, Goiânia, capital de Goiás, revela aspectos muito bucólicos que remetem ao período de criação e ocupação da cidade. Um itinerário que pode ser revivido num pitoresco passeio entre as construções históricas em bairros tradicionais.
Em uma das vias mais antigas da cidade, é possível conferir um dos marcos de Goiânia, o Relógio da Avenida Goiás. Inaugurado em 5 de julho de 1942, a data marca o dia do Batismo Cultural da capital. (terminologia usada pela Setur do estado, já que há umas idas e vindas até a fundação da cidade).
No Coreto da Praça Cívica, você estará num dos lugares que eram a preferência da sociedade goianiense entre as décadas de 30 e 70. A construção é de autoria dos mesmos engenheiros que planejaram Goiânia.
O Museu Pedro Ludovico Teixeira é uma edificação de 1930, em estilo Art Déco, que foi a residência oficial do fundador de Goiânia. Conta com objetos pessoais e diversos documentos históricos referentes à construção da capital do Estado.
Inaugurado em 1942, com o nome de Cine Teatro Goiânia, o Teatro Goiânia é o mais antigo da cidade, mantendo detalhes arquitetônicos de sua concepção original.
Capital verde
Goiânia é a capital brasileira mais arborizada do País, sendo este o motivo de ter recebido o título de “Capital verde do Brasil” e de melhor qualidade de vida. No início de 2005, a cidade possuía seis parques e cinco anos depois quadruplicou essa quantidade. Através do maior programa de plantio voluntário do planeta, intitulado “Plante a Vida”, realizado pela prefeitura da cidade, foram distribuídas mais de um milhão de mudas de plantas nativas do cerrado à população da capital goiana. São cerca de 950 mil árvores plantadas somente em via pública. Atualmente, Goiânia possui 28 parques e bosques.
O Lago das Rosas é o mais antigo parque da cidade, inaugurado no dia 30 de novembro de 1971, mas construído desde a década de 1940. Com uma área de 315 000 m², sua arquitetura baseia-se no art déco. O parque Vaca Brava, na região sul da cidade, possui uma área de quase 80 000 m², além de locais de prática esportiva.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















