Turismo
Programa de capacitação em turismo começa a ser definido
Treinamento
Nessa quinta-feira (11), foi realizada, em Brasília, mais uma etapa do treinamento dos 94 municípios que ingressaram no programa de capacitação do turismo que tem como foco o desenvolvimento de comunidades localizadas no entorno de 12 Parques Nacionais.
A meta é qualificar artesãos, produtores locais e agricultores familiares que atuam no setor turístico para lidar com o aumento de turistas na região. São cerca de 200 cursos, como açaicultor, criador de peixe, marisqueiro, ceramista, fundidor de joias e tecelão, que serão definidos pelas secretarias ou órgãos de Turismo locais, de acordo com a demanda de cada município.
Participaram do treinamento os representantes das secretarias municipais e estaduais de turismo, responsáveis pela organização da demanda por cursos, formatação das turmas e realização das pré-matrículas dos alunos.
A cidade de Barreirinhas (MA), porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, foi uma das contempladas pelo programa. A expectativa é que produtores locais que já possuem potencial tenham suas técnicas aprimoradas para atender aos turistas que visitam as dunas e lagoas naturais do parque.
“Em Pernambuco, o objetivo é aumentar o desenvolvimento turístico e ampliá-lo para o interior do estado”, disse o gestor de qualificação da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Breno Krause, que esteve no treinamento.
Os cursos, que devem começar a partir do ano que vem, são gratuitos e oferecidos em parceria com o Senac, Sest/Senat, Senai, Senar e Institutos Federais e Estaduais de Ensino.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















