Turismo
Cristo Redentor (RJ) completa 83 anos de inauguração
Ícone
O Rio de Janeiro comemorou, neste domingo (12), os 83 anos de um dos principais atrativos turísticos da capital fluminense, o monumento do Cristo Redentor.
Cartão postal da cidade, localizado no Parque Nacional da Tijuca, o local recebe uma média de 5 mil visitantes por dia. Com um público crescente nos últimos anos, o morro do Corcovado, onde se localiza a estátua, acolheu mais de 2,3 milhões de turistas, em 2013, conforme dados da Riotur, empresa responsável pelo turismo no Estado do Rio de Janeiro.
Para o aniversário, o Cristo Redentor recebeu iluminação nas cores verde e amarela, ganhou site oficial bilíngue (inglês e português) e perfis no Twitter, Facebook e Instagram, além de programação especial no último fim de semana.
Inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, a estátua do Cristo, de braços abertos, tem 38 metros de altura, pesa 1.145 toneladas e está a 710 metros acima do nível do mar. O monumento foi eleito, em 2007, uma das novas (sete) Maravilhas do Mundo, com mais de 100 milhões de votos. É quase impossível ir ao Rio de Janeiro e não avistá-lo de algum ponto da cidade.
Nos últimos anos, o Ministério do Turismo investiu na iluminação do Cristo de Redentor, a atração turística mais visitada da cidade, à frente do Pão de Açúcar e do Maracanã. “O monumento é um ícone do turismo brasileiro, qualquer turista estrangeiro ou mesmo brasileiro que vê uma imagem sabe que se trata do Rio. Não é à toa que foi eleito como uma das Maravilhas do Mundo moderno”, diz o assessor do MTur, Ítalo Mendes.
O monumento é um verdadeiro ícone do turismo brasileiro. Em 2013, o parque do santuário do Cristo Redentor recebeu 74.021 pessoas durante a Jornada Mundial da Juventude, número recorde de visitantes no período. Na Copa, as visitações também chegaram perto do recorde, com 73.716 visitantes na segunda semana do Mundial. O período também registrou picos de turistas de cerca de 12 mil pessoas por dia, mais que o dobro do número de visitantes diários em outros períodos do ano.
O morro do Corcovado foi escolhido para abrigar o monumento por se tratar do local mais alto da cidade. A pedra fundamental do monumento foi lançada no dia 4 de abril de 1922. Em 1923, o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido para a obra. A imagem do Cristo foi desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald e projetada pelo arquiteto francês Paul Landowsky.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















