Turismo
Conheça o Vale do Itajaí, a região mais alemã do Brasil
Santa Catarina
O Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é uma região formada por mais de 50 municípios que ligam o oceano ao continente e oferecem uma grande gama de cultura e lazer como Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque e Pomerode.
Também conhecido como Vale Europeu, é a região mais alemã do Brasil. Esses alemães iniciaram a colonização da região quando fundaram Blumenau, em 1850. No último quarto do século XIX, os italianos instalaram-se nos arredores das povoações germânicas já existentes.
Os descendentes desses povos preservam os costumes dos antepassados na culinária, na arquitetura, no folclore, nas danças e nas festas. A natureza privilegiada da região propicia inúmeras alternativas de ecoturismo e turismo de aventura.
Debruçada às margens do Rio Itajaí-Açu, Blumenau é o centro econômico e turístico do Vale do Itajaí. Um lugar de paisagens europeias em meio ao verde da Mata Atlântica, que ganha os contornos coloridos dos ipês roxos e amarelos na época da primavera. Além da Oktoberfest, que chega a receber mais de 500 mil visitantes em cada edição, há vários outros eventos ao longo do ano, fora os tradicionais passeios por seus parques.
Brusque possui os principais roteiros de compras do Sul do Brasil – especialmente de artigos de cama, mesa e banho e de vestuário. Fundada em 1860 por colonizadores do grão-ducado de Baden (no Sudoeste da Alemanha), recebeu os primeiros italianos em 1875 e em 1889 vieram poloneses da cidade de Lodz.
Como não tinham inclinação para a lavoura, introduziram a tecelagem em indústrias artesanais, origem do parque têxtil local. Lá acontece a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), uma das mais concorridas festividades catarinenses de outubro.
Há, também, espaço para o turismo religioso. Nova Trento é o segundo maior destino do setor, só ficando atrás de Aparecida do Norte (SP).
A canonização de Santa Paulina, em 2002, fez com que os atrativos ganhassem fama. Em seu caminho há diversas trilhas que levam a cachoeiras, córregos e cascatas. Do alto do Morro da Cruz, a 525 m, resplandece o Vale do Rio Tijucas até seu encontro com o mar, na Baía das Tijucas, entre Porto Belo e Governador Celso Ramos. Para receber os turistas, o município oferece hospitalidade e serviços bem organizados e acessíveis.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















