Turismo
Pantanal: bioma conecta Brasil, Bolívia e Paraguai
Patrimônio Natural
Um destino que atravessa as fronteiras brasileiras e se une com Bolívia e Paraguai. Com mais de 200 mil km², o Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo. E um terço dele está em território mato-grossense.
Berço de 4.700 espécies animais e vegetais, é considerado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. E para conhecer a fundo toda essa riqueza, há vários hotéis fazenda que proporcionam uma vivência real desse rico cotidiano.
As cidades de Cáceres e Poconé, logo no início do Pantanal, no Mato Grosso, possuem várias fazendas adaptadas para receber os turistas. Alta Floresta, Barra dos Bugres e Primavera do Leste são outros municípios onde o turismo rural já se encontra consolidado, ou em processo de implantação.
Lá, o turista pode participar de atividades artesanais, cultivo de pomares, caminhadas ecológicas, observação de fauna e flora e viver toda a experiência do lugar, desde o acordar com o canto do galo, até os ricos almoços e lanches da tarde com as iguarias locais.
Ao entardecer, rodas de violão em volta da fogueira também costumam acontecer. E, ao longo do dia, entender todo o processo de cheia (a partir de novembro), que por conta das chuvas frequentes encobrem até dois terços da área pantaneira. Um verdadeiro espetáculo natural ao alcance dos olhos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















