Turismo
Diversão, cinema e história em Tiradentes (MG)
Programação
Tiradentes é uma cidade histórica no interior de Minas Gerais das mais bem preservadas do Brasil.
Igrejas barrocas, inúmeros exemplares de casas de arquitetura colonial e ruelas com calçamento de pedra chamam a atenção do turista. Tudo isso num cenário emoldurado pela Serra de São José.
A cidade também é conhecida por sediar uma das principais mostras de cinema do País, que acontece de 23 a 31 de janeiro. Então, se você tem viagem marcada para esse destino, nesse período, não deixe de conferir a vasta e rica programação que o evento oferece. Ou, se não ainda não conhece Tiradentes, eis uma grande razão para arrumar as malas e pegar a estrada.
Em sua 18ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes homenageia a atriz paraense Dira Paes e coloca em debate “Qual o lugar do cinema hoje?”. A pergunta vai nortear a temática central do evento e reunir nas mesas de discussão profissionais do audiovisual para refletir a relevância do cinema em tempos de novas tecnologias e telas expandidas.
Programação
Serão 128 filmes brasileiros (37 longas e 91 curtas) distribuídos em 59 sessões de cinema e três espaços de exibição instalados para atender a programação do evento. Confira!
– Cine-Tenda, Cine BNDES na Praça e Centro Cultural Yves Alves-Sesi Tiradentes. Representantes de 16 estados do país: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão e Pará apresentam suas produções e marcam presença no evento.
“A cada edição da Mostra Tiradentes reafirmamos o compromisso de realizar uma mostra que tem a força de revelar o cinema brasileiro contemporâneo, desvendando o imaginário nacional diante de milhares de pessoas. Ao mesmo tempo, inauguramos o calendário audiovisual do Brasil em suas perspectivas, tendências e novos paradigmas”, ressalta Raquel Hallak, coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes.
A seleção de longas apresenta 37 filmes e inaugura a programação com o inédito “Órfãos do Eldorado”, de Guilherme Coelho. As produções estão divididas em mostras temáticas Aurora (7 filmes), Homenagem (3), Transições (6), Autorias (4), Sui Generis (3), Praça (6), Bendita (2) e Mostrinha (4), uma sessão Cine-Debate e a sessão de encerramento.
Duas das seções de longas terão caráter competitivo em 2015. Como já é tradicional, uma delas é a Mostra Aurora, dedicada a filmes independentes de diretores com até três longas no currículo. .
Além da exibição de filmes, a Mostra Tiradentes promove uma temporada intensa de atividades culturais com a realização de 10 oficinas de formação e oferta de 270 vagas, 10 lançamentos de livros e DVDs, cortejo e teatro de rua, performances audiovisuais e intervenções artísticas.
Cada vez mais interativa, a Mostra Tiradentes traz na sua 18ª edição o coletivo #eufaçoamostra em performances no Espaço Cine Lounge, uma novidade que vai agitar as madrugadas do festival.
O coletivo #eufaçoamostra é composto por alunos das oficinas de Processos Audiovisuais Cocriativos realizadas em anos anteriores. Funciona como um núcleo de produção de microvídeos de caráter instantâneo feitos de maneira colaborativa.
A estrutura
A cidade de Tiradentes, localizada a 180 km de BH e com apenas 7 mil habitantes, recebe durante a Mostra Tiradentes toda infraestrutura necessária para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte.
São instalados três espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 700 lugares), e o Cine-Teatro (com platéia de 150 lugares), que funciona no Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves – sede do evento.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















