Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2015 > 02 > Brasília reúne atrativos clássicos da arquitetura moderna

Turismo

Brasília reúne atrativos clássicos da arquitetura moderna

Roteiros turísticos

Capital federal surpreende pela quantidade de prédios homogêneos, parques e ruas arborizadas à disposição do visitante
por Portal Brasil publicado: 23/02/2015 15h33 última modificação: 23/02/2015 15h49

Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), a capital federal, Brasília, reúne atrações que remontam à construção da cidade, inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. 

Ao longo de seus 112,25 km² de área tombada, avistam-se prédios homogêneos, ruas largas e arborizadas, parques e setores pensados no bem estar da população e do visitante, que levam a assinatura do mestre do urbanismo, Lucio Costa, responsável pela elaboração do projeto-piloto.

O modernismo arquitetônico, que rompe com o estilo ornamental e neo-colonial, propondo traços geométricos mais livres, é destaque pelas mãos de Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes e nos Palácios do Planalto e da Alvorada.

Confira abaixo alguns pontos turísticos que incluem visitas aos palácios, museus e  parques na cidade:

Palácio do Planalto

Divulgação/Ministério do TurismoPalácio do Planalto

Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo e o local onde fica o gabinete presidencial. Foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital e o centro das comemorações da inauguração de Brasília. O projeto do Palácio, de autoria de Oscar Niemeyer, impressiona pela pureza das linhas, com predomínio de traços horizontais e efeito plástico requintado.

Além da visitação pública aos domingos, o Palácio também oferece programa de visitação escolar, destinada às crianças do ensino fundamental do DF e regiões próximas. A visita oferece orientação cívica além de transporte e lanche. Para participar, é necessário oficializar o pedido através do e-mail  ou por telefone (61) 3226-0321.

Endereço: Praça dos Três Poderes - Eixo Monumental
Horário: Visitação pública realizada aos domingos, das 9h30 às 14h. São formados grupos de 30 pessoas, por ordem de chegada.
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Palácio da Alvorada

Divulgação/Ministério do TurismoPalácio da Alvorada

Projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte e abriga a residência oficial da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Além da visitação púbica às quartas-feiras, o Palácio também oferece programa de visitação escolar, destinado às crianças do ensino fundamental do DF e regiões próximas. A visita oferece orientação cívica além de transporte e lanche. Para participar, é necessário oficializar o pedido através do e-mail  ou por telefone (61) 3226-0321.

Endereço: Via Presidencial, s/n.
Horário: 4ª, das 15h às 17h, com duração de aproximadamente 60 minutos. São formados grupos de 30 pessoas, por ordem de chegada.
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Palácio do Itamaraty 

Divulgação/Ministério do TurismoItamaraty

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, é o órgão do Poder Executivo responsável pelo assessoramento do presidente da República na formulação, desempenho e acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais. Sua decoração possui um harmônico contraste entre as artes moderna e antiga.

Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: (61) 2030.8051 (em funcionamento somente durante o horário de visitação).
E-mail: visita@itamaraty.gov.br 
Preço: gratuito
Horário: De segunda a sexta-feira, de 9h às 11h e 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados de 9h às 11h e no período da tarde às 14h, 15h e 17h. Durante a semana, não é permitido entrar de bermuda, chinelo, regata, roupas curtas.

Palácio do Jaburu

Divulgação/Palácio do PlanaltoPalácio Jaburu

Ao lado da lagoa que lhe deu o nome e às margens do Lago Paranoá, o Palácio do Jaburu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser a residência oficial do vice-presidente da República, dentro da concepção urbanística proposta por Lúcio Costa para Brasília.

Residência oficial do Vice-Presidente da República, Michael Temer, o palácio oferece visita conjugada, iniciando pelo Palácio da Alvorada. Não há agendamento para a visitação, mas é importante chegar cedo, principalmente no período de férias escolares, quando o fluxo de visitantes aumenta.  Em caso de chuva ou manutenção nas instalações, a visita é suspensa.

Endereço: Via presidencial, s/n
Horário: quartas-feiras, das 15h às 17h.
Duração: 60 minutos. Distribuição de senhas de acesso, por ordem de chegada, para formação de grupos.
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Eixo Monumental

Divulgação/Ministério do TurismoEsplanada dos Ministérios

As principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília estão localizadas no Eixo Monumental. Partindo da Plataforma Rodoviária e percorrendo esse Eixo na direção leste, avista-se a Catedral Metropolitana, o conjunto da Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Itamaraty, além do Palácio da Justiça. Por fim, chega-se à Praça dos Três Poderes, onde estão as sedes dos governos Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).

Congresso Nacional

Divulgação/Ministério do Turismo
Congresso Nacional

Na visita, é possível conhecer o patrimônio artístico e cultural do Congresso Nacional, compreender seu funcionamento, bem como o papel das duas casas legislativas da República Federativa do Brasil.  A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Faça uma visita virtual. 

Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos e a duração do percurso da visita é de cerca de 60 minutos. É possível realizar o agendamento de visitas de segunda a sexta para grupos com mais de 15 pessoas, tour em outros idiomas e pessoas com dificuldades de locomoção. Acesse o guia do visitante do Congresso Nacional (arquivo em pdf). 

Endereço: Praça dos Três Poderes – Eixo Monumental
Horário: diariamente, das 9h30 às 17h, inclusive aos finais de semana e feriados, com saídas de grupos a cada 30 minutos. 
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Supremo Tribunal Federal

Foto: Dorivan Marinho/STF Supremo Tribunal Federal

É a sede do Poder Judiciário Federal. Com a mudança da capital federal para Brasília, o Supremo Tribunal Federal passou a ocupar o edifício-sede, localizado na Praça dos Três Poderes. A construção – projetada por Oscar Niemeyer – é apoiada lateralmente por pilares, que afastam-na do solo. Por isso, têm-se a impressão de que ela está flutuando. O desenho das colunas do STF é uma derivação das colunas do Palácio da Alvorada.

À frente do edifício do Tribunal, encontra-se a estátua “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti. Feita em granito e com mais de 3 metros de altura, a obra representa a deusa grega Themis, conhecida por sua percepção aguçada e julgamento perspicaz.

Endereço: Praça dos Três Poderes
Telefone: (61) 3217-4068 / 3217-4038
Preços: gratuito
Horário: segundas, terças e sextas de 10h30 às 12h e 14h às 18h. Finais de semana e feriado de 10h às 15h30.

Turismo Cultural:

Memorial dos Povos Indígenas

Divulgação/Ministério do TurismoMemorial dos Povos Indígenas

Construído em 1987, foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral como alusão à maloca redonda dos índios Yanomami. No acervo, peças representativas de várias tribos, incluindo a arte plumária dos Urubu-Kaapor, bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna e máscaras e instrumentos musicais do Alto Xingu e Amazonas.

Endereço: Praça do Buriti - Eixo Monumental Oeste (em frente ao Memorial JK)
Funcionamento: de 3ª à 6ª, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim
Horário de visitação: segunda a domingo 9h às 18h30
Telefone: (61) 3344-1154 / 3342-1156
E-mail:  agendamento.mpi@gmail.com  

Memorial JK

Divulgação/Ministério do TurismoMemorial JK

Os espelhos d'água, as rampas de acesso e os jardins emolduram o edifício monumental, todo em mármore branco. O pedestal de concreto armado, medindo 28 metros de altura, sustenta a estátua do presidente Juscelino Kubitschek. No local, encontram-se o mausoléu do governante, um museu e sua biblioteca particular. Acesse o mapa interativo do Memorial. 

Endereço: Praça do Cruzeiro - Eixo Monumental, Lado Oeste
Funcionamento: de 3ª a domingo, das 9h às 18h
Site: http://www.memorialjk.com.br/
Preços: Inteira R$ 10,00 e meia-entrada para estudantes e idosos.
Telefone:  (61) 3226-7860 / 3225-9451
Acessibilidade: sim

Biblioteca Nacional de Brasília

Divulgação/Ministério do TurismoBiblioteca Nacional de Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foi concebida no plano original da capital federal, assinado por Lucio Costa no final dos anos 50, quando o urbanista projetou a capital federal com Oscar Niemeyer e outros arquitetos. O projeto assinado por Niemeyer culminou com a abertura ao público em 12 de dezembro de 2008.

Além de cerca de 20 mil exemplares, a biblioteca realiza com frequência tributos à poeta e escritores e exposições abertas ao público.

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional
Telefone: (61) 3325-6257 
E-mail: diretoria@bnb.df.gov.br 
Site: www.bnb.df.gov.br 
Preço: gratuito
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 19h45 /Sábados e Domingos: 8h às 14h. Visitas guiadas estão suspensas temporariamente. 

Complexo Torre de TV

Divulgação/MECTorre de TV

Desenhado por Lucio Costa, este é um dos poucos edifícios que não foram projetados por Oscar Niemeyer. Inaugurada em 1967, a Torre possui 224 metros de altura e um mirante panorâmico com 75 metros de altura. No térreo, há uma feira de artesanatos que atrai muitos visitantes.

O local reúne trabalhos de artesãos locais que usam técnicas diversas e materiais brasileiros, como o capim dourado, para confeccionar anéis, colares, brincos, cintos, porta-moedas e objetos em geral. Os bordados e os objetos em madeira também são destaque nas 522 barracas.

Endereço: Setor de Difusão Cultural – Eixo Monumental Oeste
Telefone: (61) 32142744
Preço: gratuito
Horário:
Mezanino e Mirante: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h.
Feira de Artesanato: de terça-feira a quinta-feira, das 9h às 17h, de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.
Fonte Luminosa: de segunda-feira a domingo, em três horários: das 7 às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17 às 22h.

Turismo Religioso:

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Divulgação/Ministério do TurismoCatedral

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral dispõe de quatro grandes sinos, doados pela Espanha. Na cobertura da nave, um vitral com dezesseis peças em fibra de vidro, em tons de azul, verde, branco e marrom, decora o ambiente em meio aos pilares de concreto pintados por Marianne Peretti, em 1990. 

O altar foi doado pelo papa Paulo VI, enquanto a Via Sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Na entrada da catedral, as passagens da vida de Maria foram pintadas por Athos Bulcão.

Endereço: Setor Cívico Sul, Lote 12
Site: www.arquidiocesedebrasilia.org.br
Horário: De 2ª a sábado, das 8h às 17h. Domingo, das 8h às 18h.
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Divulgação/Ministério do TurismoIgrejinha Nossa Senhora de Fátima

Um dos cartões postais mais famosos da cidade, a Igrejinha é a primeira capela de alvenaria das quadras residenciais de Brasília. Inaugurada em 1958, a obra foi encomendada a Oscar Niemeyer pela então primeira-dama Sarah Kubitschek – em louvor à cura de uma de suas filhas. 

Segundo o arquiteto, a capela tem o formato de um chapéu de freira. O painel de azulejos azuis, desenhado pelo artista plástico Athos Bulcão, é um dos xodós dos brasilienses. 

Endereço: EQS 307/308
Telefone: (61) 3242.0149  
Horário: De terça a sexta, das 8h30 às 19h. Sábado e domingo, das 8h30 às 12h e das 14h às 19h. Missas: terça a sábado, 6h30 e 18h30; domingos às 7h, 9h, 11h, 18h e 19h30.

Santuário Dom Bosco

Divulgação/Ministério do TurismoSantuário Dom Bosco

Projetado por Lúcio Costa, o Santuário ocupa posição central no Plano Piloto. Chama atenção a luz azul que tinge todo o ambiente a partir dos vitrais da cor do céu, do chão ao teto. À noite, durante as missas, é aceso o majestoso lustre formado por 7.400 copos de vidro, fabricados na ilha italiana de Murano.

Endereço: av. W3 Sul Quadra 702 Lt. B
Telefone: (61) 3223-6542 / 3323-5565
Horário: Diariamente, das 7h às 20h
Missas: de segunda à sábado, às 7h e às 18h. Aos domingo, às 8h, 11h, 18h e 19h30

Ermida Dom Bosco

Foto: Juan PratginestósErmida Dom Bosco

Inaugurada em 1957, esta pequena capela proporciona uma das vistas mais privilegiadas de Brasília. A partir dela é possível enxergar o Palácio da Alvorada, o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios. Foi projetada por Oscar Niemeyer, em forma de pirâmide, revestida de mármore branco e construída sobre uma estrutura de concreto ao lado do Lago Paranoá.

Erguida no paralelo 15, a capela da ermida, localizada no Parque Ecológico Ermida Dom Bosco, é o local ideal para apreciar o pôr-do-sol, contemplar a cidade, nadar no lago ou praticar long board – modalidade de skate que utiliza pranchas mais longas e necessita de maior espaço para manobras.

Telefone: (61) 32145641
Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, QI 29 Lago Sul.
Horário: o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco fica aberto diariamente das 6h às 20h.

Áreas de lazer:

Lago Paranoá

Divulgação/Ministério do TurismoLago Paranoá

O Lago Paranoá, criado artificialmente como parte do plano de construção de Brasília na gestão do então presidente Juscelino Kubitscheck, tem 48 km² de extensão, 80 km de perímetro e praias artificiais ao seu redor.

Em suas águas, navegam mais de 11 mil embarcações, o que qualifica sua frota como a terceira maior do País e um reduto de esportes náuticos. A pesca amadora e em pequena escala tornou-se permitida após a despoluição do lago, em 2000.

As espécies mais comuns são os lambaris e as traíras, ambos nativos da região, além de tilápias e carpas. Em 2002, completando o cenário do Lago Paranoá, foi inaugurada a Ponte JK, obra do arquiteto Alexandre Chan. Com 1,2 km de extensão, 24 metros de comprimento e três grandes arcos assimétricos, é um dos cartões postais da capital federal.

Horário: aberto 24 horas
Preço: gratuito 

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Divulgação/MECParque da Cidade

O maior parque urbano da América Latina, com área de 420 hectares, reúne a Praça das Fontes, com paisagismo de Burle Marx, uma ciclovia, uma hípica, uma pista de kart e parques infantis, além do circuito de atletismo de 4 km para iniciantes e de trajetos de 6 e 10 km. Conta também com restaurantes e bosques com churrasqueiras e um anfiteatro.

O local também guarda diversas surpresas, como uma réplica reduzida de um castelo e painéis de azulejo desenhados pelo artista plástico Athos Bulcão. A obra decora as fachadas dos banheiros públicos da pista de cooper de 10 Km, que percorre todo o parque.  

Endereço: Eixo Monumental Sul
Horário: diariamente das 5h às 24h
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Fontes:

Portal  Brasil com informações do Ministério do Turismo, Palácio do Planalto , Memorial JK, Congresso Nacional, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Vem Viver Brasília, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Itamaraty, Biblioteca Nacional de Brasília, Supremo Tribunal Federal

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Quem é o Turismólogo?
Categoria, que teve atuação estabelecida por lei em 2012, é responsável pelo planejamento e gestão de produtos turísticos
Os encantos e surpresas de Ouro Preto
A cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, oferece diferentes opções de roteiros para os visitantes
Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Categoria, que teve atuação estabelecida por lei em 2012, é responsável pelo planejamento e gestão de produtos turísticos
Quem é o Turismólogo?
A cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, oferece diferentes opções de roteiros para os visitantes
Os encantos e surpresas de Ouro Preto
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado

Últimas imagens

O compositor Onildo foi o responsável por acender a pira em Caruaru
O compositor Onildo foi o responsável por acender a pira em Caruaru
Foto: Ivo Lima/ brasil2016.gov.br
Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Divulgação/Embratur
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Divulgação/EBC
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Divulgação/EBC

Governo digital