Turismo
Ilha da Magia comemora 289 anos nesta segunda-feira (23)
Aniversário
A prefeitura de Florianópolis (SC) preparou uma maratona de oito horas seguidas de cultura e entretenimento para comemorar o aniversário da cidade.
A ideia é que a data em que se comemora os 289 anos da capital fique gravada na memória de moradores e visitantes de Florianópolis, especialmente daqueles que gostam de aventura e lazer.
Eventos esportivos, como um circuito de surf amador e um festival de skate, agitam a praia do Santinho. O corte do bolo de aniversário da cidade acontece às 11 horas, no Parque de Coqueiros. E os parabéns serão cantados no Parque Ecológico do Córrego Grande.
Com mais de cem praias, a Ilha da Magia é o segundo destino brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo. A maior parte deles (94,5%) visitou Florianópolis motivado pelas belezas naturais das praias da região. Um dos destaques do sul da ilha, Morro das Pedras tem mais de 2 km de extensão e suas ondas são propícias para a prática do surf.
No centro da cidade, o Palácio Cruz e Souza é um dos atrativos culturais que chama atenção dos visitantes pela sua arquitetura e valor histórico. Tombado como patrimônio histórico estadual, o palácio possui um acervo composto por móveis e objetos do período colonial. O palácio, cujo nome é uma homenagem ao poeta catarinense João da Cruz e Souza, está aberto para visitação de terça-feira a domingo.
A capital catarinense também tem diversos atrativos culturais que preservam a sua história. O Forte Santana, construído em meados de 1761, é uma das fortalezas da época da colonização portuguesa e está aberto à visitação.
O objetivo inicial do Forte era proteger a ilha dos navios que tentavam invadir pela Baía Norte. Na década de 1920, foi construída, a poucos metros do Forte, a Ponte Hercílio luz, que liga a ilha ao continente.
A ponte, inaugurada em 1926, possui um valor histórico para Florianópolis, pois facilitou o acesso à ilha, que até então era feito apenas por meio de barcos. Fechada em 1982, a Ponte Hercílio Luz se tornou um cartão postal de Florianópolis e, em 1997, foi tombada como patrimônio histórico municipal, estadual e federal.
O Ministério do Turismo já investiu R$ 36,8 milhões em obras de infraestrutura e sinalização turística de Florianópolis. Em setembro de 2014, foi concluída a obra de sinalização turística nas rodovias da capital catarinense. O investimento nessa obra foi de R$ 5,8 milhões.
Florianópolis
A população de Florianópolis é de 461 525 habitantes, segundo estimativas para 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Florianópolis tem sua economia alicerçada nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo.
Dentre os atrativos turísticos da capital, salientam-se, além das magníficas praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade de Florianópolis.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















