Economia e Emprego

Educação Financeira do Banco Central

Banco Central possui programa voltado para educação financeira
publicado: 30/08/2011 16h50, última modificação: 22/12/2017 17h05

 

O Banco Central possui um Programa de Educação Financeira para tentar se aproximar mais dos cidadãos brasileiros e disseminar os conhecimentos sobre economia e finanças.

O programa prevê ações educativas de curto, médio e longo prazo para a população em geral e estudantes de todos os níveis e está estruturado em cinco pilares básicos:

  - Planejamento Financeiro: como administrar melhor o dinheiro, noções sobre orçamento (empresarial ou doméstico), compras a prazo, aplicações, consumo planejado ;

  • - Economia: conhecimentos básicos sobre inflação, taxas de juros, variação cambial, indicadores econômicos, poupança, dívidas interna e externa, além de outros temas da atualidade, relacionados ao dia-a-dia das pessoas;

  • -  Operações Financeiras: conceitos bancários, tipos de operações, o que são e como funcionam os agentes financeiros, direitos e deveres do correntista, denúncias e reclamações, relacionamento com o Banco Central (entidades reguladoras e de supervisão etc.), microfinanças (microcrédito e cooperativas);

  • - Banco Central: o que são, como agem, funções, limites de atuação tanto do Banco Central do Brasil e demais bancos centrais mundiais;

  • - Meio Circulante: uso e preservação de cédulas e moedas; combate à falsificação; história do dinheiro.

  • Ações implementadas pelo Programa de Educação Financeira:

  • Projeto Museu-Escola

  • Visitas monitoradas de escolas ao Museu de Valores (DF), onde são desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas adequadas à faixa etária e ao nível de escolaridade da turma. São atendidas, anualmente, cerca de15 mil estudantes das escolas públicas e privadas do Distrito Federal e entorno. Nas visitas de grupos escolares, que precisam ser previamente marcadas, os estudantes recebem informações sobre o dinheiro e sua história, além do papel do Banco Central. Ao final das visitas, são entregues publicações do Museu de Valores e do Programa de Educação Financeira .

    Projeto O Museu Vai à Escola

  • Extensão do Projeto Museu-Escola, leva as palestras e exposições às escolas do Distrito Federal e do entorno com o objetivo de divulgar a história do dinheiro no Brasil e no mundo. Faz uso de recursos audiovisuais e de publicações do Museu de Valores e do Programa de Educação Financeira.

    Projeto BC Jovem

  • Área do site do Banco Central destinada ao público infanto-juvenil com o objetivo de educar financeiramente esse público. Encontra-se em reformulação, mas seu conteúdo está disponível para visitas. Em breve, terá área de apoio para pais e professores, novos jogos e conteúdos, segmentados em três faixas etárias, para os ensinos fundamental e médio.

    Projeto BC e Universidade

  • Palestras mensais, ministradas por servidores do Banco Central nos auditórios do edifício-sede, dirigidas aos estudantes de nível superior, esclarecendo a atuação e as funções da Organização. As palestras são retransmitidas para todas as gerências-regionais do Banco Central. Os presentes recebem a cartilha “Banco Central, Fique por Dentro” além de publicações vinculadas aos temas das palestras. É possível baixar os conteúdos das palestras até 2009. Desde então, por conta de obras nos auditórios, o projeto está paralisado.

    Fonte:

    Programa de Educação Financeira do Banco Central

    Cartilhas do Banco Central:

  • Cadernos BC - Série Educativa

  • O pagamento mágico  (PDF - 2,5 Mb)
    O que é um Banco Central  (PDF - 1,2 Mb)
    O fantasma da inflação  (PDF - 1,0 Mb)
    O que é o dinheiro  (PDF - 1,0 Mb)
    O que são os bancos  (PDF - 1,1 Mb)
    Cartilha Dinheiro no Brasil  (PDF - 6,3 Mb)
    Revista Dinheiro Custa Dinheiro  (PDF - 19,3 Mb)
    Cartilha Banco Central: Fique por Dentro  (PDF - 858 Kb)


  • Links relacionados:

  • Como funcionam os bancos