Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2017 > 09 > Mais de 5,5 milhões comemoram o Dia Nacional do Mototaxista

Economia e Emprego

Mais de 5,5 milhões comemoram o Dia Nacional do Mototaxista

Profissionais

Detran fiscaliza trabalho de profissionais em todo o País
publicado: 21/09/2017 19h10 última modificação: 04/12/2017 17h43

Como forma de homenagear cerca de 5,5 milhões de profissionais em todo o País, comemora-se no próximo domingo (24) o Dia Nacional do Mototaxista, profissão regulamentada por lei desde 2009.

Para trabalhar como mototáxi, é preciso ter 21 anos de idade e dirigir de forma habilitada na categoria A, para motos, há pelo menos dois anos, e passar por um curso específico em um centro de formação de condutores. Ferramentas de segurança como coletes com faixas refletivas e ante corta-pipa são obrigatórios.

A lista de autoescolas credenciadas está nas páginas na internet dos departamentos de trânsito (Detran) locais. Nas aulas, os futuros mototaxistas aprendem noções básicas de legislação de trânsito, a importância do uso dos equipamentos de segurança e da prudência no trânsito.

Seleção

Responsáveis por conceder as outorgas para transporte de passageiros, as prefeituras exigem credenciamento por parte dos mototaxistas. Para participar dos editais de seleção, os candidatos devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação,  certidão negativa de antecedentes criminais, além de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em seu nome. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Fenamoto e Detran

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil