Turismo

Turismo litorâneo

Litoral brasileiro tem 7,4 mil km de belezas naturais

País também é guardião de ilhas paradisíacas, como Fernando de Noronha. Conheça redutos naturais de Norte a Sul do Brasil
publicado: 21/01/2015 10h22, última modificação: 23/12/2017 10h48
Conheça as melhores praias do litoral brasileiro

Praia de Cumbuco está localizada a 28 quilômetros da capital Fortaleza (CE) - Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

O litoral brasileiro é repleto de destinos variados tanto para aqueles que procuram o descanso, longe dos grandes centros, quanto para quem quer desfrutar de diversão à beira-mar.

O País tem praias para todos os gostos e estilos, dispondo do que há de melhor no mundo. Urbana, deserta, selvagem, de ilha ou cidade, tranquila ou badalada, essas são apenas algumas das características que o Brasil oferece para quem curte praia e sol.

Confira alguns redutos naturais que podem ser encontrados em mais de 7.367 km de litoral.

Sudeste

Foto: Tadeu Bianconi/Acervo Setur-ES
Conceição da Barra
Itaúnas (ES)

Uma ótima sugestão para quem quer aproveitar a tranquilidade litorânea na região Sudeste é o paraíso em Itaúnas ou Dunas de Itaúnas, uma pequena vila pertencente ao município de Conceição da Barra, a 270 km ao norte da capital Vitória (ES).

“Itaúnas me remete às praias paradisíacas do Nordeste. As águas são bem cristalinas e os coqueiros magníficos. Além disso, as dunas são maravilhosas e saber que existe uma cidade soterrada torna a experiência ainda mais interessante”, afirma o capixaba Luan Santos.

A jornalista Bruna Honorato, natural de São Mateus (ES), que já visitou a vila mais de 15 vezes, também cita a grandeza de ter no estado um dos redutos mais charmosos. “Itaúnas é considerada a capital nacional do forró e recebe admiradores, inclusive estrangeiros, que vão para lá aproveitar o festival no mês de julho.”

Norte 

Foto: Cristino Martins/Setur-PA
Praia da Princesa Praia da Princesa (PA)

No Pará, destaque para a praia da Princesa, na Ilha de Algodoal. O local é uma boa pedida para quem gosta de local exótico e primitivo. Também é considerada uma das dez praias mais bonitas do País, segundo os próprios paraenses.

Para ter acesso ao cenário bucólico que envolve o longo caminho até a praia, o visitante deve gostar de aventura para desfrutar do percurso cercado por uma enseada com dunas.

O trajeto menos complicado até a ilha é pelo vilarejo de Marudá, a 170 km da capital Belém, por estrada asfaltada. Na praia, o banhista ainda pode desfrutar de vários bares que cercam o local, normalmente coroado por um pôr do sol cinematográfico, mas recomenda-se que a visita seja programada para meses que não sejam janeiro e julho, quando a ilha lota. Nos demais, o turista tem a sensação de que é dono da praia.

Nordeste

Divulgação/Ministério do Turismo
Cumbuco
Cumbuco (CE)

No caso do Nordeste, diversos destinos estão à espera de turistas ansiosos para desbravar o que a região tem de melhor. O litoral é repleto de belas praias urbanas, semidesertas ou desertas.

Um exemplo disso é a praia de Lagoinha – 124 km da capital Fortaleza (CE) – um dos cartões postais do estado do Ceará. Se preferir o turista pode explorar as belezas naturais da praia de Cumbuco, a 28 quilômetros da capital.

Se a ideia é um roteiro mais tranquilo, a sugestão é Porto de Galinhas, 60 km do aeroporto dos Guararapes, em Recife (PE). A extensa faixa de 18 quilômetros de areia branca, os coqueirais e as águas cristalinas transformam as praias de Porto de Galinhas em um grande paraíso.

O local ainda é um dos pontos turísticos que preservam suas belezas naturais e onde a população local possui carinho especial com os visitantes.

No estado do Rio Grande do Norte, é possível encontrar a praia de Pipa - um dos cinco destinos mais visitados da região. Sua fama atrai viajantes "alternativos", mochileiros e turistas estrangeiros que buscam aventura.

Aqueles que preferem o agito da cidade, a capital baiana Salvador dispõe de belas praias que agradam banhistas, surfistas e os que curtem esportes à vela. As melhores opções que estão próximas do centro são: Patamares,Itapoã, Praia do Flamengo e Stella Maris.

Sul

Divulgação/Ministério do Turismo
Ilha do Mel Ilha do Mel (PR)

O litoral sul do Brasil pode ser menos extenso, mas também reserva aos visitantes e nativos uma diversidade de lindas praias. Quem quiser conferir pode começar pela Ilha do Mel, o cartão de visitas do Paraná.

A ilha tem 90% de sua área total como área de Preservação Ambiental e é conhecida por possuir a Floresta Atlântica, a mais preservada do País. Isso proporciona ao turista conhecer diversas praias desertas cercadas por muito verde, manguezais, restingas e Mata Atlântica. Por ser uma área de preservação, o limite máximo de visitantes é de cinco mil pessoas por dia.

Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é igualmente famosa por suas belas praias e noites agitadas. Possui a mais ampla estrutura do sul do País, pronta para receber milhares de turistas durante todo o ano.

Ilhas

Divulgação/Governo do Estado de Pernambuco
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago de Fernando de Noronha é um paraíso brasileiro composto por 21 ilhas e atrai turistas de todo mundo em busca de aventura para quem adora a natureza.

No destino é possível conhecer "O Morro Dois irmãos", um dos principais pontos de contemplação de suas belezas naturais. Há também atrativos culturais como as ruínas do Forte São Pedro do Boldró e a Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios. 

Cartões postais

Divulgação/Ministério do Turismo
Paraty
Paraty (RJ)

Se a intenção é conhecer praias famosas e baladas do Brasil, então o seu destino é o Rio de Janeiro. A experiência de passear pelo calçadão de Copacabana é inesquecível. Para os visitantes, a dica é ficar no canto esquerdo, Leme, ou no Posto 6, canto direito, para apreciar a vista do Pão de Açúcar.

Outro ponto turístico na capital é a praia de Ipanema. Um dos melhores pontos é o Posto Nove, frequentado por celebridades e jovens, além da bela vista do pôr do sol.

Para fugir dos grandes centros, a Praia do Meio, em Paraty, é o lugar exato na parte sul do estado. São duas praias gêmeas separadas por pedras, águas claras, cercada por montanhas e mata nativa. Para quem quiser se aventurar, existem trilhas que levam às outras belas praias da região.

Em São Paulo, a dica é conhecer a maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela. É um dos principais redutos de velejadores do País, com inúmeras atrações e praias para se visitar.

Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério do TurismoTurismo BrasilBlog do Turismo, Secretaria de Turismo do Pará, Secretaria de Turismo do Espírito Santo

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems