Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2011 > 08 > Sisu seleciona alunos para instituições públicas de Ensino Superior

Educação

Sisu seleciona alunos para instituições públicas de Ensino Superior

Vestibular

Sistema de Seleção Unificada considera apenas a nota do Enem como critério de seleção. Conheça os demais critérios
por Portal Brasil publicado : 23/08/2011 18:34
Para oferecer seus cursos as instituições de ensino devem ter reconhecimento do MEC

Para oferecer seus cursos as instituições de ensino devem ter reconhecimento do MEC

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado e gerenciado pelo Ministério da Educação desde 2010, é um processo seletivo para entrada de novos alunos em instituições públicas de Ensino Superior que utiliza, exclusivamente, a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

As instituições de ensino superior realizam a prova unificada e depois oferecem aos candidatos opções de onde estudar. Graças à ferramenta, é possível disputar uma vaga em áreas do conhecimento de diferentes instituições, desde que elas tenham aderido ao Sisu. Diferentemente dos antigos vestibulares, o aluno primeiro faz a prova e só depois escolhe onde e o que cursar.

O processo de seleção é realizado nos dois semestres do ano e segue um cronograma de dois meses, entre inscrição, resultados e matrículas. 

As regras podem mudar a cada processo seletivo, realizado semestralmente. Atualmente, as inscrições acontecem em apenas uma etapa. O estudante faz o cadastro pela internet, sem qualquer custo, e informa o número e senha do Enem. Com isso, o sistema do Sisu levanta todos os dados cadastrais do estudante, incluindo as notas obtidas no Enem.

Depois disso, o candidato seleciona duas opções, em ordem de preferência, de vagas ofertadas. Alunos selecionados para a primeira opção não participam das demais chamadas, mesmo se não realizarem a matrícula. Quem foi selecionado na segunda opção continua concorrendo à vaga que escolheu como prioridade. Se o candidato não apareceu em nenhuma das duas opções, seu nome vai para a lista de espera, que conta com vagas remanescentes.

Regras

As universidades e institutos podem estipular notas mínimas para que o calouro possa se candidatar a uma vaga e adotar pesos diferentes para a nota do Enem. O sistema do Sisu faz automaticamente este cálculo e mostra como foi feita a composição da nota para a opção escolhida pelo estudante. Também cabe às instituições de ensino informar a disponibilidade de vagas destinadas a políticas afirmativas (como cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública).

Ao fazer a inscrição no Sisu, os estudantes podem consultar quais instituições e cursos são oferecidos.

Fonte:

Ministério da Educação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil