Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2014 > 10 > Projeto lúdico estimula o aprendizado da matemática

Educação

Projeto lúdico estimula o aprendizado da matemática

Ensino e aprendizagem

Clubinho da Matemática oferece alternativas pedagógicas para o ensino da disciplina. Cubo mágico é um dos recursos utilizados
por Portal Brasil publicado: 06/10/2014 16h50 última modificação: 06/10/2014 16h50

Ana Lúcia Pintro, Diana Morona e Maria Albertina Guizzo, professoras do município catarinense de Cocal do Sul, participam do projeto Clubinho da Matemática, criado para oferecer alternativas pedagógicas capazes de tornar a disciplina mais contextualizada, interessante e lúdica.

O clubinho é também uma maneira de incentivar a dedicação dos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e da Olimpíada de Matemática das Escolas Municipais de Cocal do Sul (Omemcs).

O projeto, da secretaria de educação do município, é desenvolvido com alunos do sexto ao nono ano das escolas municipais de ensino fundamental Demétrio Bettiol e Cristo Rei, no período do contraturno. As aulas, semanais, abordam conteúdos como porcentagem e proporcionalidade, geometria plana e espacial, unidades de medidas, algoritmos e álgebra.

São usados jogos, vídeos, questões de olimpíadas de matemática, passeios de estudos e outros recursos que procuram tornar as aulas mais atraentes. Um recurso bastante usado é o cubo mágico. “Mais de 80 alunos já aprenderam a montar o cubo”, ressalta a professora Ana Lúcia.

Todos os encontros são registrados com fotografias e descrição das atividades desenvolvidas, de forma a permitir às professoras e à coordenação um melhor acompanhamento dos trabalhos.

Segundo Ana Lúcia, o lema estampado na camiseta que identifica o projeto – A Matemática tem o poder de abrir portas – reflete-se em ações que resultem em novas descobertas e pesquisas.

Clubes olímpicos

Para fortalecer o aprendizado da disciplina foram criados este ano dois clubes olímpicos de matemática, Os Euclidianos e Reino Matemático.

O grupo 'Os Euclidianos', da escola Demétrio Bettiol, tem como lema Seguidores de Euclides Decifrando e Aprendendo Matemática. A coordenadora é a professora Diana Morona. E o grupo 'Reino Matemático', da escola Cristo Rei, adota o lema Matemática em sua Vida e Cálculos em sua Mente. A coordenação é das professoras Ana Lúcia e Maria Albertina.

Saiba mais

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Objetivo principal é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Em 2014, a olimpíada comemora a sua 10ª edição. Com grande adesão e apoio das escolas, professores, pais e alunos, o programa frutificou e novos projetos foram iniciados, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado.

Entre eles Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos medalhistas, que ofereceu a cerca de 30 mil alunos a oportunidade de estudar matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte:
Portal do Professor 
Portal da Obmep

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Inscrições do Prouni começam hoje e vão até 9 de fevereiro
Estão abertas as inscrições as bolsas do Programa Universidade para Todos para o primeiro semestre de 2018
ProJovem tem matrículas abertas até 28 de fevereiro
É oportunidade para quem quer concluir o ensino fundamental e obter um certificado em cursos profissionalizantes
Enem: Estudante realiza o sonho de cursar medicina
Larissa Fernandes fez mil pontos na redação. Com o resultado, estudante pode se candidatar a vagas em universidades públicas ou tentar financiamentos em instituições particulares
Estão abertas as inscrições as bolsas do Programa Universidade para Todos para o  primeiro semestre de 2018
Inscrições do Prouni começam hoje e vão até 9 de fevereiro
É oportunidade para quem quer concluir o ensino fundamental e obter um certificado em cursos profissionalizantes
ProJovem tem matrículas abertas até 28 de fevereiro
Larissa Fernandes fez mil pontos na redação. Com o resultado, estudante pode se candidatar a vagas em universidades públicas ou tentar financiamentos em instituições particulares
Enem: Estudante realiza o sonho de cursar medicina

Governo digital