Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2017 > 09 > Primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do País é inaugurado no Espírito Santo

Infraestrutura

Primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do País é inaugurado no Espírito Santo

Tecnologia

Sistema tem grupo de equipamentos que fornece informações de segurança, condições meteorológicas e total controle de toda área portuária
publicado: 05/09/2017 11h07 última modificação: 12/10/2017 18h24

O sistema VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System) está localizado no cais de Capuaba, em Vila Velha (ES). O primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do País começou a operar nessa segunda-feira (4), no Porto de Vitória. O governo federal investiu R$ 22,9 milhões no VTMIS.

Um avançado e complexo grupo de equipamentos que fornece informações de segurança, condições meteorológicas e total controle de toda área de fundeio, canal de acesso, bacia de manobra e terminais portuários compõe o sistema.

A transmissão foi inaugurada pelo coordenador Agostinho Sobral e acompanhada pelo presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luis Claudio Montenegro e alguns colaboradores da empresa. Foi uma comunicação pública informando que o sistema começou a funcionar. O primeiro navio a operar dentro do VTMIS foi o Thorco Legacy, da Namíbia, que atracou em Tubarão meia hora depois que o VTMIS começou a operar.

O presidente da Codesa comemorou o feito de ser o primeiro porto público do país a operar o sistema que é utilizado pelos maiores portos do mundo. “Estamos em busca de eficiência entre os portos públicos e privados do Brasil graças a uma gestão empreendedora, com visão de futuro e, sobretudo, pelo comprometimento e competência de nossos colaboradores” afirmou Montenegro.

Foram investidos R$ 21,9 milhões. O sistema começou a ser implantado em janeiro de 2015 com recursos federais. Além de atender ao Porto de Vitória, o sistema da Codesa também tem abrangência sobre as movimentações dos portos de Tubarão e Praia Mole.

O porto de Santos é o próximo a implantar o sistema VTMIS. Em fevereiro o local inaugurou o seu Centro de Controle de Operações (CCO) no complexo Santista.

VTMIS

Sistema de auxílio eletrônico à navegação, tem capacidade para prover a monitoração ativa do tráfego aquaviário. O objetivo do sistema é ampliar a segurança navegação e da vida humana no mar e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que há intensa movimentação de embarcações ou risco de acidentes em grandes proporções.

O sistema é uma ferramenta de gerenciamento de dados que realiza a integração de um grande volume de informações provenientes de dispositivos e sensores. Entre outras funções, a busca pela melhoria na eficiência da movimentação de cargas, utilização dos recursos e infraestrutura do porto e organização do tráfego aquaviário na área portuária, canais de acesso e fundeadouros.

O Centro de Controle Operacional do VTMIS deve ser localizado em área estratégica do porto, no qual operadores devidamente habilitados possam analisar o tráfego aquaviário.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes e da Codesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil