Você está aqui: Página Inicial > Saúde > 2012 > 07 > Pesquisadores do Butantan desenvolvem anti-inflamatório capaz de aliviar dores crônicas

Saúde

por Portal Brasil publicado: 02/07/2012 15h19 última modificação: 29/07/2014 09h04

Um potente anti-inflamatório capaz de aliviar dores de difícil controle está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Butantan. Os primeiros testes em animais comprovaram a eficácia do medicamento, que usa uma proteína presente no sangue. De acordo Renata Giorgi, pesquisadora do Laboratório de Fisiopatologia do Instituto, essa descoberta é um avanço em relação às drogas disponíveis no mercado, pois, além de ser mais potente, pode ser administrada por via oral.

“Descobrimos que algumas células dos glóbulos brancos contêm uma proteína capaz de inibir dor proveniente de processo inflamatório. Com a síntese de um pedacinho dessa proteína, a gente conseguiu que houvesse viabilidade de administração”, disse a pesquisadora. Segundo Giorgi, o tratamento de dores crônicas, de lesão de nervos, é difícil, pois algumas drogas, como morfina, perdem a efetividade com o tempo.

Ela destacou que o estudo é inovador ao sintetizar uma proteína, chamada ligante de cálcio S100A9, produzida pelo próprio organismo. “Isso demonstra que, em determinadas condições, o próprio organismo tem capacidade de controlar a dor”, disse. Para fabricação do medicamento, os cientistas identificaram que apenas um pequeno pedaço da proteína é suficiente, o que viabiliza os custos de produção. “Em termos de proporção de dose, essa droga é mais potente”, declarou Giorgi.

“Esses, no entanto, são apenas os experimentos básicos”, reforçou. A pesquisa parte agora para os testes de toxicidade. “Antes de qualquer coisa, tem que se realizado o estudo toxicológico. Estamos em uma fase de programar o início desses estudos. Hoje em dia, leva algo em torno de 20 anos pra se comprovar a eficácia de uma droga e conseguir colocá-la no mercado como medicamento”, destacou Giorgi. Os estudos, que iniciaram há dez anos, continuam ainda com testes em animais.

Serão feitos ainda levantamentos sobre o nível de tolerância do medicamento. “O paciente que é submetido à droga que tem efeito analgésico pode, à medida que vai sendo administrada, ficar tolerante ao medicamento. Então, tem que ser aumentada a dose para que se tenha o efeito desejado. Nós ainda vamos fazer esses estudos”, informou a pesquisadora.

Instituto Butantan vai testar vacina contra dengue em humanos

Butantan inicia testes de vacina oral contra hepatite B em humanos em 2012

Pesquisadores do Instituto Butantan desenvolvem vacina para combater Papilomavírus Bovino

Agência Brasil

Jaime Oliveira fala sobre Portal Click Saúde
Click Saúde orienta a população na compra de produtos de saúde em sites de comércio eletrônico
Projeto capacita profissionais para incentivo ao parto normal
Foram selecionados 28 hospitais públicos e privados de todo o país para participar de um projeto-piloto
Saúde reforça atendimento para o Rio 2016
Após os Jogos Olímpicos, as ambulâncias serão utilizadas na renovação de frota do Samu
Jaime Oliveira fala sobre Portal Click Saúde
Projeto capacita profissionais para incentivo ao parto normal
Saúde reforça atendimento para o Rio 2016

Ministério da Saúde já executou R$ 8,1 milhões dos R$ 13,7 milhões previstos para 2015 no orçamento de combate à dengue
Divulgação/EBC
Resolução altera as embalagens de produtos fumígenos derivados do tabaco
Divulgação/Anvisa
Força Nacional do SUS atende vítimas de desastres naturais e calamidades públicas
Divulgação/Governo de Rondônia
aiba mais sobre alguns itens presentes na alimentação dos brasileiros e que trazem grandes benefícios no dia a dia.