Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2018 > 01 > Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil

Turismo

Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil

Sul do País

Na cidade Catarinense, a temperatura média anual é de 13°C. No inverno, há registros de geadas, neve e congelamento do orvalho
publicado: 09/01/2018 17h02 última modificação: 09/01/2018 20h41

Urupema, cidade mais fria do País, em Santa Catarina

É a terceira vez em 40 anos que camadas de neve cobrem um trecho do deserto do Saara, na Argélia, e a situação já causou curiosidade e estranhamento.

Aqui no Brasil, País com extensões continentais e regiões de realidades tão distintas, falar em neve também causa surpresa. Em Urupema, Santa Catarina, o inverno rigoroso traz registros de geadas, neve e congelamento do orvalho.

O antigo povoado de Santana fica a uma altitude de 1.450 metros acima do nível do mar e tem temperatura média anual de 13°C. No inverno, a temperatura pode cair e chegar até a -7º C.

“A neve acontece na transição entre massa de ar frio, polar e o encontro com a umidade. Na região, é pelo menos duas vezes por ano, normalmente em julho e agosto”, explica o meteorologista Clóvis Correa, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

O especialista conta ainda que os interessados em saber quando os fenômenos gelados irão ocorrer podem acessar o portal do Ciram. “A gente sempre avisa com antecedência, faz a previsão para quem quer visitar”, finaliza. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Prefeitura Municipal de Urupema e Ciram 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

registrado em: , ,